Arquitetura e Ativismo

O atelier, cujo nome vem da inspiração da proporção áurea na arquitetura e na natureza, está enraizado na cidade do Porto, património mundial da humanidade. Os seus fundadores têm as suas origens na “Escola do...

Arquitetura e Ativismo

O atelier, cujo nome vem da inspiração da proporção áurea na arquitetura e na natureza, está enraizado na cidade do Porto, património mundial da humanidade. Os seus fundadores têm as suas origens na “Escola do Porto”, pelos seus percursos académicos e profissionais na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, no CRUARB, na SRU Porto Vivo e mais recentemente no Fundo Nacional para a Reabilitação do Edificado.

Os projetos realizados pela equipa do atelier refletem a leitura da sociedade atual e materializam-se através da ação com uma resposta crítica aos problemas apresentados, com o objetivo de melhorar os espaços e o bem-estar das comunidades. Tentamos resolver problemas sociais através da arquitetura, usamos a arte como ativismo em diversas áreas de intervenção, promovemos soluções que visam a defesa dos recursos naturais e o equilíbrio do meio ambiente, utilizamos conceitos de biofilia e de economia circular desde a conceção dos projetos, na construção e na utilização final dos espaços, com soluções inovadoras de desperdício zero e de neutralidade carbónica em edifícios. Temos uma equipa dedicada à sustentabilidade ambiental e à investigação com a construção recorrente de protótipos de soluções inovadoras com a sua utilização prática na arquitetura. Promovemos o ativismo social e ambiental.

Na área da arquitetura desenvolvemos projetos em várias áreas de intervenção e de conhecimento, desde a conceção de moradias, reabilitação de edifícios e do património cultural edificado, até projetos de promoções imobiliárias, hotéis, estruturas residenciais para pessoas idosas, unidades de cuidados continuados, planeamento urbano, e edifícios públicos como escolas, estádios desportivos, centros de saúde e hospitais.

Uma aposta constante da equipa que forma o atelier é a participação em Concursos Públicos de Conceção ou de Conceção-Construção, sendo os mais relevantes o 1º Classificado no Concurso do Centro Escolar de Vagos, o 1º Classificado para a Conceção da Unidade de Saúde de Caldas da Saúde, a qualificação para a fase final do concurso por prévia qualificação do Hospital de Fafe, e finalistas do Concurso Acredita Portugal de 2014 classificados nos 10 melhores entre 14.000 projetos apresentados.

Para mais Informações, Entra em Contacto Connosco!

    *campos de preenchimento obrigatório

    wp arquitectos

    Para mais informações

    Contacte-nos
    wp arquitectos | 2018-2024 © All Rights Reserved powered by Rua do Canto